Cultura
Cultura: o que é, características, elementos e tipos
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
Dessa forma, a cultura representa o patrimônio social de um grupo sendo a soma de padrões dos comportamentos humanos e que envolve: conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, noção de tempo, conceitos de universo.
A cultura também pode ser definida como o comportamento por meio da aprendizagem social. Essa dinâmica faz dela uma poderosa ferramenta para a sobrevivência humana e tornou-se o foco central da antropologia desde os estudos do britânico Edward Tylor (1832-1917). Segundo ele:
"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Características da Cultura
Determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer;
possui um caráter simbólico;
é adquirida por meio das relações sociais de um grupo;
é transmitida para gerações posteriores;
não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.
Cultura Ásia
Cultura Asiática
Antes de pensar na cultura da Ásia, é necessário entender quais países fazem parte do maior continente do globo terrestre. China, Japão, Índia, Coreia do Norte e do Sul, Tailândia, Filipinas e Rússia são lembrados rapidamente como pertencentes à região.
Porém, você sabia que as Maldivas, a Síria, o Egito e os Emirados Árabes também fazem parte deste território? Com tamanha variedade, é possível encontrar uma ampla gama de idiomas, tradições, religiões e características culturais. O que iremos te contar é apenas uma parte de tudo o que pode ser experienciado na Ásia.
Hábitos e costumes asiáticos que chamam a atenção
A cultura da Ásia chama a atenção pelos hábitos e tradições, que podem ser seguidos pelos turistas quando visitam os países. Enquanto no Brasil é comum que o transporte público seja barulhento, no Japão, há o costume de não falar, atender ligações ou fazer qualquer tipo de barulho nos espaços compartilhados como forma de respeitar o bem-estar coletivo.
Além desses hábitos, é possível notar comportamentos singulares em cada país por meio da diferença cultural e religiosa da Ásia, vista nas celebrações das inúmeras religiões.
Músicas asiáticas além do K-pop
A música pop é um dos maiores sucessos no mundo e varia em cada país. Uma das curiosidades da cultura asiática é que não existe apenas o K-pop, mas também o J-pop, o C- pop, V-pop. A inicial representa o local de origem do estilo musical, respectivamente, Coreia do Sul, Japão, China e Vietnã.
Curiosidades Culturais
· Religião: O Budismo tem muita representação na Ásia, onde existem mais de 500 milhões de pessoas se reconhecem como Budistas. A população tailandesa, por exemplo, convite em 95% de budistas. Ainda assim, não é o maior sistema de crença, dado que há muitos mais seguidores do hinduísmo e do islamismo no continente asiático
· Culinária: O arroz é um alimento básico no continente e a maior parte do arroz produzido também é consumido aqui. Os asiáticos comem até 90% da produção mundial total de arroz. Em muitos países asiáticos, podes comer arroz ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.
· Língua: cerca de 4,3 bilhões de pessoas falam mais de 2.300 línguas em toda a Ásia. Isso corresponde quase a seis vezes a população da Europa (cerca de 739 milhões). A maioria dos europeus fala línguas indo-europeias, como as línguas germânica, românica e eslava. No entanto, as línguas asiáticas abrangem uma variedade muito mais ampla incluindo indo-europeia, sino-tibetana, altaico, dravídica e outras.
· Homens com unha cumprida: a verdade é que ter a unha grande começou por ser um fator de distinção. Ter unhas compridas indicava que os homens que as usavam não eram trabalhadores manuais, estão envolvidos em funções administrativas ou académicas no seu trabalho. Hoje é claramente uma questão estética, sendo utilizada para coçar o nariz, orelhas etc. Na Ásia há mesmo quem as considere como um elemento sexy nos homens.
· Economia: há mais bilionários no continente asiático do que em qualquer outro lugar do mundo. Só a China tem mais bilionários do que os EUA, que continuam ficando para trás em relação às economias asiáticas em ascensão.
· Curiosidade Exótica: No Japão, existe uma lei que define medidas mínimas para o seu corpo. Ou seja, na prática, é proibido ser gordo no Japão. O objetivo da lei é manter a população mais saudável, livre de colesterol alto e de outros problemas parecidos. Pessoas que eventualmente passam da medida exigida pela lei, recebem acompanhamento estatal para emagrecimento e as empresas onde trabalham recebem multa.
· Proibido Natal: A Coreia do Norte, que tem muita resistência à influência exterior e um extremo controle dos grupos religiosos dentro de suas fronteiras. Por isso, quando chega 24 de dezembro, ao invés deles brindarem a véspera de natal e o nascimento de Jesus Cristo, eles vão festar o nascimento da mãe de Kim Jong II, que veio ao mundo neste mesmo dia.
Cultura Europeia
As manifestações culturais na formação populacional
Raça: O termo raça se refere a uma categoria de pessoas que compartilham certas as de TV, nos livros mais traduzidos e escritores mais conhecidos no mundo. Em todo o placaracterísticas físicas: cor de pele e de cabelo, traços faciais, estatura etc. Uma raça é constituída por pessoas que possuem características biológicas consideradas socialmente significantes.
Etnia: Um grupo étnico é uma categoria social de pessoas que têm a mesma ancestralidade e cultura: língua, religião, normas, práticas, valores, história etc.
Diversidade cultural na Europa
Europa, conhecida como o “velho continente”, pode ser considerada fonte da cultura, das línguas e dos sistemas de organização política presentes em boa parte do mundo atual, fruto do processo de colonização e expansão europeia ao redor do mundo desde o final do século XV. Antes e durante esse processo, no entanto, a Europa também foi palco de diversas migrações e fluxos populacionais que contribuíram com a formação cultural dos países do continente, e as marcas dessa diversidade encontram-se presentes até a atualidade, nas práticas culturais e nas paisagens europeias. A característica do continente como lugar de confluência cultural permanece, já que os países europeus ainda recebem migrantes de diversos locais do mundo, atingindo números recordes de porcentagem de população estrangeira no século XXI.
A americanização cultural podemos observar nos filmes, nos programneta se sabe o que é Disney, Coca e Mc Donalds. Este é um efeito comum e visível do domínio norte-americano, econômico, político e cultural. A globalização, porém, também permite o conhecimento de várias culturas de outros países e sociedades, fazendo um interessante intercâmbio, gerando, inclusive, uma mistura de culturas